“APRENDA A GOSTAR DE NOVOS DESAFIOS”

Não sei se você gosta de desafios? Mas tenho certeza de que você precisará deles para conquistar o sucesso...
Qual foi a última vez que você desafiou-se a fazer algo? Conseguiu? A vida é feita de desafios, portanto não fuja deles. Neste artigo, vou mostrar-lhe a importância de viver de forma desafiadora para conseguir o sucesso. Nenhuma pessoa chega ao topo sem se desafiar, o alpista que deseja chegar ao cume de uma montanha, vai ter muito desafio pela frente, concorda? O desafio maior será buscar o preparo físico e mental necessário para a jornada, depois que o mesmo encontrar-se preparado, vai ter pela frente o desafio do risco de morte durante a sua jornada de escalada, uma vez que todas as grandes montanhas tem este risco, devido à falta de oxigênio causando uma insuficiência respiratória e demais efeitos colaterais, riscos de quedas, deslocamento de fragmentos de rochas e pequenas pedras e baixas temperaturas que podem causar uma hipotermia, além de que a solidão e desgaste físico por gerar danos a estrutura psicológica e isso em alguns casos já levaram muitos alpinistas ao desespero e depressão e até algumas mortes. 
O mais interessante é que quando os que conseguem chegar lá no topo, não são recebidos por nenhum comitê de boas vindas ou muito menos congratulações por terem conseguido atingir seus objetivos e vencidos seus desafios. 
Mas algumas questões não querem calar: porque então eles fazem tudo isso? Porque correr um risco de morte? O que eles ganham? 
Vamos às respostas. Prazer! Isso mesmo pelo prazer de poder dizer eu venci, cheguei aqui e consegui superar mais este desafio. Sensações indescritíveis, alguns até conseguem ganhar algum dinheiro com isso, mas já ouviu a história de alguém que ganhou um premio milionário por ter conquistado o cume do Monte Everest? Talvez ganhe com palestras, vendendo sua história para ser publicada, com reportagens, matérias ou entrevistas, patrocínios e etc..., mas por ter conquistado o cume, eu ainda não ouvi falar de ninguém. 
Em maio de 1953 o neozelandês Sir. Edmund Hillary e o nepalês Tenzing Norgay tornaram-se os primeiros alpinistas do mundo a conseguirem a façanha de completar a escalada e chegarem ao cume do Monte Everest. Foram reconhecidos pela bravura e por terem vencido este grandioso desafio. A conquista de um desafio pode eternizar seu nome na história e fazer com que milhares de pessoas te reconheçam e lembre-se sempre de você, que é o que estou aqui fazendo, reconhecendo e lembrando-me de um grande feito de dois nobres homens corajosos que superaram um enorme desafio.


Tenzing Norgay e Sir. Edmund Hillary.

Compreenda que desafiar-se é o mesmo que movimentar-se o tempo todo, ninguém chega a algum lugar parado, quando você se lança em um novo desafio, você começa a criar uma transformação em você. A primeira é a transformação do estado de inércia para o estado de ação e locomoção, você começa a sair da famosa zona de conforto, que é uma área morta para quem pretende ter sucesso. 
Quando converso com alguns colaboradores que estão desmotivados ou insatisfeitos com os seus resultados dentro da empresa, faço umas perguntas: qual foi o seu último desafio aqui na empresa? E quando foi que você se desafiou a aprender algo novo para fazer? Isso faz toda a diferença. Pode acreditar. Entre escolher alguém que está na inércia esperando o tempo passar e escolher alguém com ações o tempo todo, que não se acomoda jamais e que está sempre a desafiar-se, é obvio que as empresas vão sempre optar em escolher os desafiadores e sabe por quê? Porque são eles que criam, inovam, reinventam, apresentam soluções, estratégias, geram transformações e mudanças. São eles que não deixam as empresas ficarem paradas fadadas ao fracasso. Pode ter certeza de que também são eles que se destacam, tem os melhores cargos e salários, estão sempre em evidência.
E com certeza você tem muito mais a ganhar sendo um desafiador do que um acomodado, qual será a sua escolha? Mas quero fazer-lhe um alerta! Sempre que procurar um novo desafio, não fale e nem conte para ninguém, vai e faça. Existirão muito mais pessoas para te desmotivar e desestimular para não realizar, do que pessoas para te motivar, apoiar e torcer ao seu favor. Infelizmente é uma triste realidade, vejo muitas pessoas desistindo porque deram ouvidos a pessoas fracassadas, que não fazem nada e estão em estado de inércia. Dê ouvidos aos seus desejos de vencer seus desafios, ouça apenas o pulsar do seu coração, pense no sabor da conquista e da vitória, vislumbre o topo, sonhe com a chegada e crie em você algo novo e imensurável que é o poder da superação dos seus limites. 
Só quem se desafia que sabe o que é isto e o melhor de tudo faz bem para a sua autoestima, melhora o seu nível de autoconfiança e eleva o seu estado motivacional, e óbvio contribui, e muito, para o sua jornada de sucesso. Procure observar as pessoas de sucesso, não estou me referindo às pessoas com fama, estou me referindo a aquelas pessoas que saíram do nada, do anonimato, da dificuldade, da falta de esperança, do desprezo da sociedade, da exclusão social, dos milhares de pessoas que um dia tomaram a decisão de vencer na vida e assim mudar completamente a sua história e que hoje sabem muito bem que sem a superação das dificuldades e todas as adversidades jamais seriam reconhecidas e muito menos colocadas em evidência. 
Estas pessoas desafiaram-se a mudar a forma de pensar e de agir, e o grande barato disso tudo, é que você também pode assim o fazer, é uma questão de escolha e desejo, vá em busca do melhor para a sua vida. 
Como disse antes, entre em num novo caminho, numa nova visão. Não pare por aqui, continue, não desista e só pare para descansar quando realmente você tiver a convicção de que já realizou os seus projetos e sonhos e principalmete que se tornou uma pessoa de sucesso.
Estou torcendo para isso acontecer, e sei que acontecerá.

Pense nisso
Um forte abraço e muitos desafios para você.

Flavio Fagundes.

Especialista em Treinamento e Desenvolvimento Humano
Palestrante – Instrutor de Cursos e Treinamentos 

Comentários